Data de início: 30 de janeiro de 2017
Data de término: 7 de Abril de 2017
Idioma: Português
Tecnologias: Xamarin, Microsoft Visual Studio, C#, XAML, .NET, Azure
Formato do curso: O curso está disponível através de vídeos on-line que podem ser visualizadas em qualquer navegador web com suporte a vídeo HTML5. O curso apresenta material de apoio em formato PDF e laboratórios práticos.
Recursos de apoio: Sessões de suporte on-line ao vivo com instrutores para tirar dúvidas.
Horário: O acesso ao curso está disponível na sala virtual 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Tempo médio de estudo diário: A agenda do curso é projetada para que o participante invista de 30 a 90 minutos por dia de segunda a quinta-feira para assistir às aulas e realizar as atividades.
Certificado

O certificado estará disponível para download entre os dias 27 de março e 7 de abril de 2017, em formato digital. Será emitido pela Microsoft Brasil com as seguintes informações: nome do participante registrado na plataforma e assinatura dos três instrutores (Xamarin MVPs). O mesmo certificará que o participante completou com sucesso a Maratona Xamarin.

Como faço para acessar o Certificado?

Para ter acesso ao certificado, o participante deverá entregar a prova de um aplicativo móvel conectado ao Azure para mostrar seus conhecimentos na prática.

Entrega do aplicativo:

  • O participante deverá fazer o upload de um screenshot do aplicativo mobile conectado ao Azure* na seção provas da plataforma de e-learning entre os dias 06 e 10 de março para ter o benefício de uma revisão / correção. Você também pode enviar entre 13 e 17 de março, mas sem possibilidade de revisão / correção.
  • Este é o link para fazer o upload da sua prova: http://ticapacitacion.com/evidencias/xamarinpt
  • O screenshot deverá mostrar as bibliotecas/ os componentes que estão sendo usados no projeto Xamarin (este deve incluir o Azure SDK para Mobile Services).
  • Os requisitos do aplicativo são:
    1. O aplicativo deve ser para uma ou mais das 3 plataformas (iOS, Android, Windows).
    2. Se o aplicativo for para Android ou Windows você deverá usar o Visual Studio 2015 (não serão aceitas versões anteriores).
    3. Se o aplicativo for para iOS você poderá utilizar o Xamarin Studio para Mac.
    4. O aplicativo deve estar conectado ao mobile services do Azure através do Azure SDK*. Azure App Service (Using Azure Mobile Apps).

    Os pontos avaliados para a prova são os seguintes:
    1. A imagem deve mostrar o painel do Microsoft Azure com o URL do App Service.
      O instutor deve poder acessar em qualquer momento ao URL do App Service para conferi-lo.
    2. A imagem deve mostrar o painel do Microsoft Azure com o estatus do App Service em execução.
    3. A imagem deve mostrar o painel do Microsoft Azure com o nome da subscrição.
    4. A imagem deve mostrar o painel do Microsoft Azure com o ID da subscrição.
    5. A imagem deve mostrar o painel do Microsoft Azure com o Plan Tier.
    6. A imagem deve mostrar o código-fonte no Visual Studio 2015 ou Xamarin Studio com a conexão ao serviço de Mobile App do Azure.

    Clique AQUI para ver um exemplo de como deve ser a imagem que enviada.

* Se você não tiver uma conta no Azure, recomendamos o cadastro no programa Dev Essentials que lhe disponibilizará o crédito de 25 USD de Azure por 12 meses. Acesse aqui.

* Encontre aqui o Azure SDK: Inclui todas as bibliotecas que você precisa para usar vários serviços do Azure. Acesse aqui o Windows/Xamarin client SDK que também será necessário.

Todos os participantes receberão assistência técnica para problemas com o desenvolvimento de seu aplicativo e a conexão com o Azure, para isso envie um e-mail para: maratona@microsoft.com entre 06 e 17 de março.

Todos os participantes receberão assistência para problemas com a seção provas da plataforma de e-learning e os problemas da avaliação do seu screenshot, para isso envie um e-mail para: maratonaxamarin@mail.ticapacitacion.com entre 06 e 17 de março.

Todos os participantes poderão assistir a sessões de perguntas e respostas sobre o aplicativo as segundas, quartas e sextas-feiras entre os dias 06 e 17 de março.

Datas: 06/03/2016, 08/03/2016, 10/03/2016, 13/03/2016, 15/03/2016, 17/03/2016. O link da reunião poderá ser encontrado no mesmo local em que estão as datas.

Sobre os instrutores

Enrique Aguilar Vargas
@enriqueaguilar

Diretor na Universidade De La Salle Bajío, Consultor e Gerente de Projetos de Desenvolvimento de Software em Jalisco e empresas da região de Bajío, no México.

Humberto Jaimes Rodríguez
@hjaimesdev

Desenvolvedor de aplicativos multiplataforma .NET Platform com experiência na criação de software para a transferência electrónica de fundos e fundador da comunidade "Devs Xamarin CDMX" na Cidade do México.

Esteban Solano Granados
@stvansolano

Engenheiro de Software Senior em desenvolvimento C # e .Net, fundador e principal condutor do grupo de usuários da Comunidade Xamarin Costa Rica.

Sobre o curso

Este treinamento proporciona os conhecimentos necessários para desenvolver aplicativos multi-plataforma utilizando o Xamarin.

O treinamento introduz ao desenvolvimento de aplicativos usando as APIs Xamarin.Android, Xamarin.iOS e Xamarin.Forms. Ele também inclui o desenvolvimento de serviços do Microsoft Azure para serem consumidos pelos aplicativos Xamarin.

Audiência

Este curso é destinado a pessoas com experiência em C# e XAML que queiram começar a desenvolver aplicativos móveis multi-plataforma utilizando o Xamarin.

Objetivos

Ao finalizar este treinamento, o participante:

  • Conhecerá a estrutura básica dos diferentes tipos de projetos que podem ser criados em Xamarin.
  • Terá uma visão clara da estrutura de um projeto Xamarin.Android.
  • Conhecerá os controles gráficos que podem ser utilizados durante o desenvolvimento de aplicativos em Android.
  • Conhecerá o clico de vida de um aplicativo Android.
  • Terá uma visão clara da estrutura de um projeto Xamarin.iOS.
  • Conhecerá os controles gráficos que podem ser utilizados durante o desenvolvimento de aplicativos iOS.
  • Conhecerá o ciclo de vida de um aplicativo iOS.
  • Conhecerá as vantagens de utilizar Xamarin.Forms como alternativa ao Xamarin clássico.
  • Aprenderá os conceitos básicos do padrão MVVM e a forma de aplicá-lo durante o desenvolvimento de aplicativos com Xamarin.
  • Terá base para criar seus próprios aplicativos conectados aos serviços de nuvem do Microsoft Azure.
  • Conhecerá alguns serviços oferecidos pelo Microsoft Azure que permitem incorporar de maneira simples, funcionalidades que agreguem valor aos seus aplicativos.
Requisitos técnicos

Recomendamos realizar as instalações com tempo disponível, pois a instalação pode levar um tempo e pode ser necessário reiniciar o computador.

IDE gratuito:

  1. Link de download do Visual Studio 2015 Community com as atualizações mais importantes para o Xamarin. Além disso, você também pode baixar a versão gratuita do Visual Studio DevEssentials aqui. (Já inclui crédito mensal de $25 USD de Azure).
  2. Se você estiver utilizando um Mac faça o download do Xamarin Studio aqui.


Conta do Microsoft Azure:
Crie uma conta do Microsoft Azure para conectar seu aplicativo na nuvem. Se você ainda não tem nenhuma, pode se registrar para obter uma avaliação gratuita ou ativar as vantagens de assinante do Visual Studio.


Pontos importantes:

  1. Para desenvolver aplicativos para iOS (parte importante da Maratona Xamarin) é necessário ter acesso ao Sistema Operacional de um Mac de forma física ou virtualizada.
  2. Para Android pode-se utilizar Windows ou Mac.


Conhecimento prévio:
Aqui você encontrará quais são os conhecimentos necessários e como se preparar para tirar o máximo do seu potencial. Qual o conhecimento devo ter antes de começar a Maratona Xamarin?


Perguntas?
Caso tenha algum problema, contate-nos aqui: maratona@microsoft.com.

Conteúdo do curso

O conteúdo deste treinamento terá 5 módulos.

Módulo 1: Introdução ao desenvolvimento móvel

Ao finalizar este módulo, os participantes conhecerão a estrutura básica dos diferentes tipos de projetos que podem ser gerados em Xamarin. Durante este módulo, os participantes realizarão os primeiros testes de ambiente de desenvolvimento que instalaram.

O conteúdo deste módulo é:

  • Lição 1: Introdução ao Xamarin.iOS
  • Lição 2: Introdução ao Xamarin.Android
  • Lição 3: Introdução ao Xamarin.Forms
  • Lição 4: Portabilidade de código .Net (Shared Code / PCL)

Módulo 2: Xamarin Android

Ao finalizar este módulo, os participantes terão uma visão clara da estrutura de um projeto Xamarin.Android. Identificarão os controles gráficos que podem ser utilizados durante o desenvolvimento de seus aplicativos e conhecerão o ciclo de vida de una aplicação Android.

O conteúdo deste módulo é:

  • Lição 1: Introdução à Interface Gráfica em Xamarin
  • Lição 2: Introdução aos Actitivities em Xamarin
  • Lição 3: Controles de UI
  • Lição 4: Introdução ao Aceso de Dados SQLite com Xamarin Android

Módulo 3: Xamarin iOS

Ao finalizar este módulo, os participantes terão uma visão clara da estrutura de um projeto Xamarin.iOS. Identificarão os controles gráficos que podem ser utilizados durante o desenvolvimento de seus aplicativos e conhecerão o ciclo de vida de una aplicação iOS.

O conteúdo deste módulo é:

  • Lição 1: Estrutura de una aplicação iOS com Xamarin
  • Lição 2: Trabalhando com o designer (XIB / StoryBoards)
  • Lição 3: Introdução aos eventos e delegates
  • Lição 4: Introdução aos Controles de UI

Módulo 4: Xamarin Forms

Ao finalizar este módulo, os participantes conhecerão as vantagens de utilizar Xamarin.Forms como alternativa ao Xamarin clássico. Aprenderão os conceitos básicos do padrão MVVM e como aplica-los durante o desenvolvimento de seus aplicativos Xamarin.

O conteúdo deste módulo é:

  • Lição 1: Introdução à Estrutura de Xamarin Forms
  • Lição 2: Modelo-Vista-Vista de Modelo (MVVM)
  • Lição 3: A Estrutura de Linguagem XAML
  • Lição 4: Armazenamento SQLite em Xamarin.Forms
  • Lição 5: Consumo de Servicios REST em Xamarin.Forms

Módulo 5: Serviços de nuvem para seu App em Xamarin

Ao finalizar este módulo, os participantes, participantes terão base para criar seus próprios aplicativos conectados aos serviços do Microsoft Azure. Conhecerão alguns serviços oferecidos pelo Microsoft Azure que o permitiram incorporar de maneira simples, funcionalidades que agreguem valor aos seus aplicativos.

O conteúdo deste módulo é:

  • Lição 1: Introdução ao Azure Mobile Apps
  • Lição 2: Sincronização de dados offline
  • Lição 3: Serviços de Autenticação para seu App
  • Lição 4: Serviços de notificações para seu App
Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo, caso você não tenha uma conta de usuário na plataforma de aula virtual, poderá criar durante o seu registro.

As contas de usuário na plataforma de aula virtual são independentes das contas de usuário utilizadas nos endereços eletrônicos da Microsoft.

Registre-se aqui


Precisa de mais informação? Envie um e-mail para: informes@ticapacitacion.com
Perguntas frequentes

Sobre a plataforma

Registrei-me no site da Microsoft e não chegou o e-mail de confirmação.

Se você já se cadastrou no site da Microsoft, você pode se registrar diretamente aquí.

Quando tento iniciar a sessão aparece uma mensagem indicando que o meu e-mail e senha estão incorretos ou que o e-mail não está registrado na base de dados.

As contas de usuários utilizadas para iniciar uma sessão em sites da Microsoft são independentes das contas de usuários utilizadas para iniciar uma sessão na plataforma de aula virtual TI Capacitación. Você deve criar uma conta de usuário na plataforma de aula virtual TI Capacitación.

Sobre a prova

A prova é múltipla escolha?

Sim

O que acontece se eu não for aprovado na prova?

A prova é opcional, apenas para testar os seus conhecimentos.

Sobre a Maratona

Há links para aprender mais sobre desenvolvimento móvel?

Sim, acesse os seguintes links:

  • Página especial para desenvolvimento móvel, acesse aquí.
  • Para saber mais sobre Visual Studio, acesse aquí.
  • Para saber mais sobre a oferta de nuvem para desenvolvedores, acesse aquí.
  • Para saber mais sobre DevOps, acesse aquí.

O que acontece após a Maratona?

Terá uma versão mais avançada nos seguintes meses. Por favor, pratique seus conhecimentos para voltar ainda mais esperto!

Quando posso começar a utilizar o Azure, a nuvem da Microsoft?

Na última semana da maratona daremos acesso a tudo que você precisa para que seu aplicativo aproveite o poder da nuvem.

* Caso você não tenha conta no Azure, recomendamos que você obtenha uma conta Dev Essentials que te permita acessar 25USD de crédito em Azure por 12 meses. Acesse aquí.

* Crie uma conta no Microsoft Azure para conectar seu aplicativo a nuvem. Se você não tem nenhuma, pode se registrar para obter uma avalição gratuita ou ativar as vantagens do assinante do Visual Studio.

* Aqui você encontrará o Azure SDK: Que inclui todas as bibliotecas para utilizar diversos serviços do Azure. E aqui, você encontra o Windows/Xamarin client SDK que também será necessário.